terça-feira, 5 de junho de 2018
PLANO A: DE AÇÃO! LULA INOCENTE, LULA PRESIDENTE!
Eu já não falo mais sobre Ciro e o PT. Passou-se o “time”, perdeu-se a janela, enfim. Está clara a decisão do PT de disputar um lugar no segundo turno, mesmo que só; e vice-versa.
Página virada. Estratégia definida. Agora, penso que estamos erramos na tática.
A única maneira de Lula, se continuar preso e for mesmo impedido, a melhor maneira dele colocar um substituto no segundo turno é se ele realmente for candidato.
Então os movimentos no sentido de antecipar quem será o substituto de Lula, na prática, a meu ver, podem ser decisivos para atrapalhar Lula - e consequentemente que eventualmente o substituirá.
Vamos lá: Lula tem que ser impedido, interditado, ter seus direitos políticos cassados tal qual foi a sua prisão. Estou falando da narrativa, por óbvio. Precisamos aprender com o Presidente e fazer o que ele fez em SBC: tomou a narrativa.
Se querem que Lula seja impedido; que façam traumaticamente. Se querem interditar o Presidente; que ele seja arrancado dos braços do povo.
Claro que não haverá o apelo daquelas cenas no Sindicato dos Metalúrgicos... mas temos que buscar construir outros símbolos e signos que deixem claro que estão a matar a esperança do povo brasileiro - se não todo, da sua maioria mais pobre.
Mas para isso a frase “não tem plano B, plano C, só plano L” tem que ser mais do que um mantra. Tem que ser real. Tem que ter coordenação, planejamento, programa de governo, propostas novas, memória do que fizemos e, sobretudo, diálogo com a sociedade.
Tem que ter chapa. Tem que ter vice!
Ciro, Alckmin, Marina e companhia limitada estão em (pré-) campanha. Claro, eles não estão injustamente presos. Mas com uma chapa, com vice, com coordenadores, com equipe a gente faz também. Elabora conteúdo, visita redações, faz palestra para o mercado, plenária com movimentos sociais, viaja para os estados, enfim, campanha.
Então, para terminar - porque escrevi para caramba - sempre achei que o PT deveria ter sentado com PSOL, PCdoB, PSB e PDT desde janeiro e, de igual para igual, ter debatido unidade de candidatura - sem ser proibido de ter, tampouco obrigado.
Mas esse momento passou.
Agora é brigar para ir ao segundo turno. E isso só acontecerá com a candidatura real de Lula! Com chapa, vice, equipe, proposta, programa.
Se a Justiça o interditar, que deixemos o “corpo estendido no chão” para a sociedade inteira ver mais um crime cometido contra o Presidente, contra o PT, contra a Democracia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário