quinta-feira, 17 de novembro de 2016

QUANDO VALE A PENA DEFENDER A CONSTITUIÇÃO



Ainda sobre as prisões de hoje, vale a pena novamente defender a Constituição e o Estado Democrático de Direito em detrimento do perigosíssimo justiçamento apoiado por setores do MP, do Judiciário e da Mídia.

O juiz deveria aguardar a finalização do julgamento, a condenação, a declaração de pena para, então, levar ao presídio. "Mas a prisão preventiva é um instrumento legal." Sim, é. Mas se não incorrer risco de fuga, obstrução ou crime continuado, sua banalização - ou o que é pior, sua utilização como instrumento de pressão e constrangimento - é absolutamente ilegal.

Não tenho procuração, obrigação, disposição, nem sequer simpatia para defender o PMDB do Rio de Janeiro - que com Cunha, Cabral, Moreira Franco, Picciani, etc, foram protagonistas do golpe de 2016. Longe disso.

Mas a defesa da democracia é um exercício diário e inegociável, que deve se sobrepor, inclusive, às vontades de ver adversários na lona política. Defender os direitos, liberdades e garantias constitucionais é algo que devemos fazer mesmo quando eles beneficiam nossos opositores.

Surfar nessa onda - tal qual fazem PSDB, DEM e a grande mídia - é flertar com o fascismo, é brincar com o fogo do autoritarismo, é se aproximar da barbárie.

Não esperem isso de mim; não espero isso de vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário